quinta-feira, 30 de julho de 2015

5 motivos para largar Under the Dome

Eu finalmente abri mão de minha insistência e abandonei UtD de vez algum tempo atrás. É incrível como bastaram dois episódios da terceira temporada para eu ter certeza do que estava fazendo e olha que é difícil eu me decepcionar tanto com algo a ponto de largar assim (The Strain ainda está na lista negra por enquanto). Se você não leu, sugiro que leia minha resenha anterior sobre as temporadas iniciais aqui. E decidi fazer esse texto só para fechar de vez o círculo de porcarias e fechar essa série, pelo menos aqui no blog. Então se quiser, una-se a mim e estes são os maiores motivos para eu ter jogado UtD no lixo.
1 - Ovo de quem?
Não existe nada mais irritante do que plots repetidos. É sério, passaram três anos e ainda estão me enchendo o saco com essa porcaria de ovo, pelo amor de Deus, superem, não tá legal. O pior de tudo é que eles continuam indo e voltando nas mesmas coisas. Cronologicamente, na série, desde o primeiro episódio apenas passou um mês, mas os episódios são tão repetidos e reaproveitados que - além de parecer muito mais tempo - acaba tornando tudo banal. Isso representa o que Under the Dome tem de pior: um roteiro ruim e repetitivo. Quantas vezes vimos os personagens correndo em círculos gritando por um ovo alienígena (que nem está perto de uma explicação concisa? Quantas vezes será necessário o Barbie salvar a vida de Julia que sempre está a um passo da morte? Quantas vezes veremos Big Jim fazendo merda e sendo indeciso e o povo apoiando ele? Gente, deu! Eles podem até ter tentado dar uma mudada no foco com toda a historia dos casulos e a rainha-alien-wtf? lá, mas já deu pra cabeça. Aliás, quem esses aliens pensam que são para julgar a cidade desse jeito sendo que até agora eles tem sido mais idiotas que a própria população do maior aquário do mundo?
2 - "Super produção", sim, sim...

Primeira Temporada
Terceira Temporada
Cada episódio que passa é mais evidente a falta de compromisso e vontade da produção disso aqui. Chega a ser ofensivo algo tão ruim ter nomes como Stephen King e Steven Spielberg "produzindo". Os efeitos visuais nem se discutem de tão porcos, o pior é que no inicio eles até que escondiam isso, fazendo algo mais sutil possível, não abusavam, o que não durou muito tempo. Engraçado ver como episódios de Chapolin possuiriam efeitos mais convincentes do que essas borboletas (aliás, retornando ao papinho do primeiro motivo, pra que serviu todo o lance da Monarca mesmo?) ou luzes psicodélicas soltas pelo ovo do Capiroto. Sem falar dos erros de continuidade gritantes. Como é possível lembrar, na trama passou apenas um mês. Como o cabelo da Norrie mudou tão rápido? Primeira temporada: curto e liso. Terceira temporada: comprido e cacheado. Sei que ficar reparando nesse tipo de coisa pode ser um pouco de espírito de porco meu, mas é gritante. Não vou nem comentar os casulos e as mortes completamente sem sentido biológico (nós temos coisas como costelas e uma coluna, só para lembrar, a pedra não deslizaria simplesmente pelo nosso peito como uma gelatina) ou dirigido como qualquer coisa. Horrível.

3 - Nossa, que personagens realistas, bem naturais!
Ninguém é uma grande perda em UtD. Tudo bem que você acaba torcendo sim pelo casal principal, mas de´pois de um tempo todo o mimimi e bipolaridade de TODO mundo nessa merda de show acaba irritando tanto que você sente prazer em ver a morte de cada um. Chega das birras de criancinha de Joe, dos surtos de vadia da Norrie, de todas as vezes que a Julia quase morreu, de todas as vezes que o Barbie teve que bancar o herói, do papinho sem noção do Big Jim (COMO ALGUÉM AINDA DÁ CRÉDITOS PARA ESSE CARA DENTRO DE TUDO O QUE ELE FEZ?????), dos choros de nunca-fui-amado do Junior e principalmente: chega de tentar botar personagem novo do nada, as pessoas brotam do chão, se passou um mês, onde tava toda esse gente que aparece só depois?
4 - O genérico do genérico.
Por todos os motivos citados mais acima eu já gastei todas as minhas principais considerações sobre esse lixo televisivo. Para acrescentar um pouco mais posso falar que ne novo a série não possui absolutamente nada. Tudo o que você verá aqui já foi aproveitado de maneira muito mais conveniente e caprichada em qualquer outro lugar. Qualquer um por menos informado que seja irá identificar maneirismos e truques de roteiros reaproveitados até a exaustão. Aí fica a minha pergunta: se já foi feito e foi feito melhor, pra quê perder seu tempo investindo em algo tão tosco?
5 - É baseado em um sensacional livro de Stephen King.
E o último e o maior motivo de meu ódio e desgosto: eu comprei o livro. Sou muito fã do maior autor de horror de todos os tempos e estava MUITO ansioso pela série antes de estrear três torturantes anos atrás. Bem, recentemente adquiri o livro e já estou chegando na metade. Posso afirmar com segurança que a obra original é incrível, bem escrita, angustiante, interessante e acima de tudo cativante. O que os produtores fizeram foi jogar todas aquelas 900 páginas de puro prazer no lixo e aproveitaram apenas alguns nomes e a trama principal. O personagens cativantes do livro foram completamente desrespeitados e deturbados de uma maneira grosseira. King não merece esse tipo de coisa e nem você, vamos largar esse osso e mandar essa bagaça pra onde ela sempre deveria estar? Não sou fã de cancelamentos, acho triste e acho chato, mas Under the Dome já passou da cota faz tempo!
 

5 comentários:

  1. A série não é um lixo e não é perda de tempo, perda de tempo foi ver essa bosta que tu postou.

    ResponderExcluir
  2. A série é uma bosta sim! A terceira temporada é uma merda só.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A serie é bem tosca si falarmos de quantas vezes as pessoas se machucam com cortes tiros e facadas e poucas hrs já estão normais ...sem falar q a ruiva levou um tiro e no mesmo dia salvou a Melanie no rio. Kkkkkkkk
    E depois ela teve uma ipotermina e si recuperou depois q acordou
    Quantas pessoas levaram um tiro e no outro episodio nem parecia ter levado ...
    Serie lixo sò terminei de assisti pq queria ver a onde o autor e produtor queriam chegar com isso td.

    ResponderExcluir