sexta-feira, 28 de junho de 2013

Critica: Star Trek - Além da Escuridão (Star Trek - Into Darkness)

Título Original: Star Trek - Into Darkness
País de Origem: EUA
Gênero: Ficção Científica 
Tempo de Duração: 2hr e 10min
Ano de Lançamento: 2013
Estúdio/Distrib: Paramount Pictures
Direção: J. J. Abrams
Atores:  Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Simon Pegg, John Cho, Karl Urban, Anton Yelchin, Alice Eve e Benedict Cumberbatch
Sinopse: Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos seres primitivos que habitam o planeta. Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.

Quem lembra quando anunciaram que iriam fazer um reboot de Star Trek anos atrás? HÃ HÃ? Quem lembra o nervosismo e o ódio que se formou co coraçãozinho ode muita gente? HÃ HÃ? Quem lembra de quando todo mundo quebrou a cara quando foi assistir ao novo Star Trek no cinema? ~chega~ Me orgulho em falar que Star Trek é um dos meus filmes favoritos. O nosso amigo J. J. foi genial em todos os sentidos quando fez o filme de 2009. O cara não só conseguiu respeitar todo o espírito da série e os fãs fanáticos e barra pesada que ela tinha como também conseguiu fazer pessoas novas gostarem da série. A jogada que ele fez com o filme foi incrível em todos os sentidos. Aquela ideia de universo paralelo foi uma sacada de mestre, assim ele teria total liberdade de criar sua própria mitologia e não seguir a risca tudo o que o clássico escreveu sem provocar o ódio dos fãs. Enfim o primeiro Star Trek é um filme perfeito, se eu poderia dar uma nota a ele com certeza seria 10 com louvores. Dito isso a continuação satisfez da mesma forma? Sim e não... Vou explicar...
Nunca fui uma pessoa chegada a Star Trek, os meus únicos contatos com a série foram uns - mais ou menso - 20 episódios (dos milhares) que eu via quando reprisava em um canal na tv (não me lembro qual, mas passava domingo à noite) e um dos filmes (que assisti por assistir de uns tempos pra cá). Mas como um conhecedor da cultura Nerd (não me considero "Nerd" por assim dizer, existem coisas que pelo visto todo bom nerd precisa amar que eu não suporto, e se eu me auto afirmar nerd e falar que não curto muita gente vai me chamar de poser e me apedrejar... então....) sei de muitas referencias a série clássica - uma boa parcela dos meus "dotes" trekkers vem de The Big Bang Theory :P - e isso me ajuda a localizar boa parte das referências do filme. Gostei bastante de Além da Escuridão, mas, para mim, o filme me deu uma sensação de que não chegou onde queria. Como já dizia a excelente critica do site Omelete - com o perdão de reciclar a frase - o filme é o que o mundo precisa, mas não o que a série merece. Isso por que? Por conta das inúmeras falhas do filme. 
O roteiro é muito bom, é cativante, divertido, engraçado, é tenso, mas contido e um pouco previsível. Qualquer pessoa que saiba um pouco sobre a mitologia de Star Trek - nem que seja assistindo TBBT - vai sacar tudo na hora tudo o que vai acontecer - a "grande" revelação do filme foi possível identificar no primeiro trailer - e isso tira alguns méritos do roteiro. Incluindo falhas enormes - já citadas na critica do Omelete - e o final interrompido (no meio da ação, você todo tenso e então... então... BAM... termina com aquela chata sensação de: foi só isso?).
Mas como a parte chata já foi criticada, vamos as qualidades. O elenco ta foda. Todo mundo está super inspirado e muito engraçado - TODOS os personagens te fazem rir - são carismáticos e tudo mais. O vilão novo (PÃM PÃM PÃÃÃÃM) vivido pelo excelente ator  Benedict Cumberbatch dá um show de atuação. Que cara fantástico, você acredita em tudo o que ele fala e não consegue sentir raiva. O ator é tão foda que conseguiu fazer o público acreditar que ele na verdade era a vítima. A fotografia é excelente e mescla completamente com os enormes e super realistas efeitos visuais. O 3D está incrível em algumas cenas mas não chega a surpreender (ainda continuo achando 3D uma tecnologia inútil).
Além da Escuridão (tradução completamente equivocada)  é um filme totalmente pipoca e divertido pra caramba. Altamente recomendado apesar dos pequenos defeitos citados. É aquele tipo de filme para desligar a mente e se divertir por duas horas. Apesar de não satisfazer como o primeiro filme não deixa de ser uma das melhores obras lançadas esse ano, ainda fazendo uma ponte perfeita para futuras continuações. J. J. Abrams sabe fazer grandes filmes (Star Wars está em boas mãos), não percam a oportunidade de assistir no cinema,.Vale a pena o ingresso 3D!!!!
Nota: 9,5
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário