terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Critica: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

Título Original: The Hobbit
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 2h e 50min
Ano de Lançamento: 2012
Estúdio/Distrib: Warner Bros
Direção: Peter Jackson
Sinopse: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada segue a aventura do personagem-título Bilbo Bolseiro, que enfrenta uma jornada épica para retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistada há muito tempo pelo dragão Smaug. Levado à empreitada pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo encontra-se junto a um grupo de treze anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. Essa aventura irá leva-los a lugares selvagens, passando por terras traiçoeiras repletas de Goblins e Orcs, Wargs mortais e Aranhas Gigantes, Transmorfos e Magos.
Embora o objetivo aponte para o Leste e ao árido da Montanha Solitária, eles devem escapar primeiro dos túneis dos Goblins, onde Bilbo encontra a criatura que vai mudar sua vida para sempre... Gollum.
A sós com Gollum, nas margens de um lago subterrâneo, o despretensioso Bilbo Bolseiro não só descobre sua profunda astúcia e coragem, que surpreende até mesmo a ele, mas também ganha a posse do "precioso" anel de Gollum, que possui qualidades inesperadas e úteis... Um simples anel de ouro que está ligado ao destino de toda a Terra-Média, de uma maneira que Bilbo nem pode imaginar.

Grande volta da franquia "O Senhor dos Anéis" ao cinema...
Eu sei que vocês já estão cansados de criticas minhas essa semana mas prometo que essa é a ultima pelo menos até o natal. Fui essa tarde assistir ao novo filme que da origem a franquia dO Senhor dos Anéis que está de volta com a nova trilogia baseada no livro O Hobbit. Nem preciso falar o quanto o filme mexeu com minha criança interior, eu ri, fiquei tenso, animado, angustiado e bati palmas ao final das quase 3 horas de projeção que por mais incrível que pareca adaptou apenas seis dos dezenove capítulos do livro. De inicio achei pretensão dividi-lo em três filmes já que todos se baseariam em apenas um romance, mas acabei me enganando já que tudo colocado em tela foi extremamente bem feito e dinâmico. Fico imaginando o quanto de cortes averiam se tivessem apenas feito um, e o quanto daquilo que vi seria vetado. E devo dizer que, sim,  O Hobbit é um grandioso filme, que vale a pena ser visto e revisto no cinema apesar de possuir seus pontos baixos.

Se tem uma coisa que chama a atenção de imediato é a fotografia, que é simplesmente maravilhosa. Os cenários são lindos e abismais por vezes parecendo uma pintura, apesar de saber que boa parte dali ser feita por computação deu vontade de entrar na tela e correr entre as casas dos pequenos Hobbits ou ficar horas observando os palácios. Um primor. As atuações apesar de bem caricatas estão incríveis tendo alguns atores da trilogia original voltando a fazer seus respectivos e marcantes papéis (como o Frodo por exemplo). Uma das coisas que poderia atrapalhar o resultado final do filme acaba só aumentando toda sua grandeza, me refiro aos efeitos visuais (o famoso CGI) que apesar de muitas pessoas amarem tenho uma séria relutância com filmes de abusam desse efeitos tornando assim tudo artificial demais e tirando a realidade. Mas me enganei, tudo foi tão bem feito e tão meticulosamente preparado que torna toda a experiencia única e bela. Chega a ser um delírio visual.
PRECIOSOOOOOOOO
O 3D é bem utilizado por certos momentos (a cena da pinha me fez dar um pulo na cadeira - quem viu na terceira dimensão vai saber do que estou falando) mas se uma das reclamações que tenho é com esse famoso 3D tão usado. As primeiras vezes que vi filmes nessa tecnologia me apaixonei e fiquei impressionado com esse realismo. Porém parece que foi perdendo o charme para mim, já que aos poucos meus olhos vão se acostumando com tudo. Tinha pontos do filme que eu  tirava e continuava vendo sem o óculos sem ver a real diferença. E me sinto obrigado a dizer que o 3D cansa a vista, nunca tinha tido o problema que tive com esse filme mas na última meia hora meus olhos lacrimejavam e doíam, foi muito cansativo, nunca tinha acontecido algo parecido mas acho que foi por causa da duração em si (não se preocupem, não me refiro ao filme mas sim a tecnologia) que era muito longa fazendo assim eu ficar mais tempo com os óculos. Mas posso esquecer esse pequeno problema apesar de que vai demorar até eu querer ver outro filme em 3D novamente.
O ritmo do filme é continuo, sem ficar chato ou monótono em momento algum (apesar de algumas pessoas idiotas reclamarem que deu sono ¬¬). Altamente recomendado um dos melhores filmes do ano. Divertidíssimo  muito bonito, bem feito, com ótimas atuações e afeitos visuais. O Hobbit - Uma Jornada Inesperada vale a pena ser visto e revisto. Uma verdadeira obra-prima da sétima arte e uma grande homenagem de delírio para os fãs.
Nota: 10
Trailer:
Curiosidades:
» Jackson, o cineasta premiado com o Oscar® por trás da trilogia sucesso de bilheteria "O Senhor dos Anéis", encerrou recentemente as filmagens do que ele originalmente planejou ser uma adaptação em dois filmes de O Hobbit, ambientada na Terra-média 60 anos antes de O Senhor dos Anéis.
» Jackson declarou: "Ao ver recentemente o corte do primeiro filme e um pedaço do segundo, Fran WalshPhilippa Boyens e eu ficamos muito satisfeitos com a maneira na qual a história foi se formando. Reconhecemos que a riqueza da história de O Hobbit, bem como parte do material relacionado nos apêndices de O Senhor dos Anéis, deram origem a uma pergunta simples: podemos contar algo mais a respeito da história? E a resposta, do nosso ponto de vista como cineastas e fãs, foi um incondicional ‘sim’. Sabemos da força do nosso elenco e dos personagens que eles trouxeram à vida. Sabemos criativamente como a história pode ser convincente e envolvente e - por fim, e mais importante - sabemos o quanto o conto de Bilbo Bolseiro, os Anões de Erebor, o surgimento do Necromancer e a Batalha de Dol Guldur não seriam completamente contados se não realizássemos plenamente esta complexa e maravilhosa aventura. Fico encantado ao saber que a New Line, a MGM e a Warner Bros. estejam igualmente entusiasmados para trazer aos fãs esta extensão do conto ao longo de três filmes."
» O primeiro filme da trilogia, 'O Hobbit: Uma Jornada Inesperada', será lançado em 14 de dezembro de 2012, com o segundo filme a ser lançando em 13 de dezembro de 2013, e o terceiro filme programado para o segundo semestre de 2014. Todos os três filmes serão lançados em 3D, em alguns cinemas 2D e em IMAX.
» Sob a direção de Jackson, todos os três filmes estão sendo filmados em 3D digital com a última tecnologia em câmera e som. As filmagens adicionais, do mesmo modo que a fotografia principal, serão realizadas no Stone Street Studios em Wellington e em sets de filmagem por toda a Nova Zelândia.
» Assim como James Cameron quis inovar o 3D com 'Avatar', o diretor Peter Jackson fez o mesmo com 'O Hobbit', em termos de definição de imagem. Ele rodou a produção com câmeras de 48 frames (48 quadros por segundo). Atualmente, as câmeras tem a tecnologia de 24 frames (24 quadros por segundo). Supostamente, mais quadros significam um 3D melhor. Mas o resultado não agradou. A Warner Bros. exibiu cenas do filme durante a Cinemacon, convenção para exibidores. A exibição causou estranhamento entre os críticos presentes. Segundo o Los Angeles Times, as cenas parecem feitas para "televisão HD", tirando a magia das exibições em telas de cinema. O Hollywood Elsewhere revelou que o efeito 3D realmente fica melhor, mas as cenas não possuem borrões de movimento e não parecia algo cinematográfico.
» O ator Orlando Bloom ('Piratas do Caribe') vai ganhar o salário de US $ 1 milhão para participar de 'O Hobbit'. Sua participação deve ser vista nas telonas por apenas dois minutos. O ator irá reprisar o papel de Legolas na versão cinematográfica de 'O Hobbit', a ser dirigido por Peter Jackson.
» Andy Serkis volta a emprestar seus movimentos a Sméagol, Christopher Leenegocia para retornar como Saruman e Ian Holm deve viver Bilbo mais velho. Martin Freeman ('Simplesmente Amor') vive o personagem-título. Elijah Wood retorna como Frodo. Ian McKellen (o mago Gandalf) e Cate Blanchett (Galadriel) também retornam.
» A Warner Bros. Pictures será responsável pela distribuição dos filmes em todo o mundo, enquanto a MGM cuidará do licenciamento para a televisão.
» Viggo Mortensen não esta no elenco. O ator chegou a negociar seu retorno como Aragorn, mas um acordo não foi fechado.
» O orçamento ficou na casa dos US$ 250 milhões para cada filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário