quinta-feira, 31 de março de 2016

Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Título Original: Dawn of Justice
Título no Brasil: A Origem da Justiça
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Super-Herói
Tempo de Duração: 2hr e 30min
Ano de Lançamento: 2016
Estúdio/Distrib: Warner
Direção: Jack Snyder
Elenco:  Ben Affleck, Henry Cavill, Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Laurence Fishburne, Jeremy Irons, Holly Hunter e Gal Gadot
Classificação Indicativa: 14 Anos
Sinopse: Temendo as descontroladas ações de um super-herói quase Deus, o forte e formidável vigilante de Gotham City assume o papel do reverenciado salvador de Metrópolis, enquanto o mundo discute para decidir qual tipo de herói que realmente precisa. E enquanto Batman e Superman estão em guerra, uma nova ameaça surge rapidamente, colocando a humanidade em um perigo nunca antes conhecido.


[Este texto contém spoilers]
Primeiramente gostaria de ressaltar que este texto não se trata de uma crítica analítica, na verdade vou ser bem superficial e falar mais dele como uma experiência de fã. Podemos começar? Ótimo. Aparentemente não consigo fazer resenhas sobre filmes da Marvel, eu sei que escrevo muito aqui e já até falei sobre os Vingadores (e Guardiões da Galáxia), mas sempre estou no cinema assistindo qualquer coisa com super-heróis. Não só no cinema, na televisão também (textos sobre Arrow, The Flash, Agents of Shield, Demolidor e Gotham aqui para você). Isso se deve ao fato do meu pai ser maluco pelos amigos de capa e desde que eu era pequeno me enfiar na cabeça essa obsessão também. Sou o tipo de pessoa que assiste, lê e sempre vai consumir QUALQUER coisa envolvendo heróis e sempre farei isso acompanhado de meu pai (assistimos todas as séries juntos também). O mais engraçado é que desde sempre fui muito mais os personagens da DC (Batman é o favorito da vida e só mais agora o Demolidor entrou na listinha) e por mais que adore os filmes da Marvel não consigo criar essa relação de amor tão grande que as pessoas tem. É só quando rola DC lá de vez em quando que vou para o cinema correndo como uma criança. Aquela mesma história de sempre: estávamos lá, eu e meu pai, ele com uma camiseta do Superman e eu com uma do Batman.

 Esperei anos para finalmente ver o morceguinho e o super juntinhos em tela (acho que todo mundo esperou) e a sensação não poderia ser diferente: eu surtei, urrei e nunca me senti tão quarta série novamente. Finalmente testemunhar o inicio da Liga da Justiça no cinema é como um sonho de infância finalmente se realizando. Devo ressaltar que fui um dos bobos que xingou horrores com a escolha do Ben Affleck para ser o novo morcegudo e dobrei a língua (até cortei ela) quando finalmente o vi em ação. Essa é o Batman que o mundo pediu: porradeiro, fodão e finalmente com uma roupa que lembrasse um personagem de desenho animado. Chega de Batman com armadura militar, chega de realismo, abram espaço e aplaudam Batfleck. O homem tá monstruoso (não só uma almofada gigante de músculos), mas como imponência. Gosto do Bale, mas acho que é fato que o Batfleck enchia tanto ele de porrada que nem 6 meses no naquele poço curariam magicamente sua coluna. Batman é o ponto forte do filme (provavelmente sempre vai ser). Outro grande ponto do filme é a Mulher-Maravilha, que apesar de aparecer pouco, está IN-CRÍ-VEL. Aparentemente estava a pessoa mais amarga do mundo já que não havia gostado muito dela nos posters e em qualquer coisa na divulgação. Mas foi só ver aquela amazona de 2 metros sendo a desgraçada mais fodona da história que o olho piscou e aquela lágrima fanboy (aquela mesma, a solitária) desceu. Sobre os outros personagens tudo que tenho a dizer é que o Superman estava bacanudo (só isso), Louis Lane agora é gostável (apesar de estar em todo lugar o tempo todo), o teen Lex Luthor me surpreendeu positivamente e o Alfred tá SINISTRO. Antes que eu esqueça devo ressaltar aquele momento em que temos a apresentação dos outros personagens da liga através do e-mail. Achei uma forma preguiçosa de mostra-los pela primeira vez nesse universo, no cinema foi legal, mas desnecessário. A forma certa foi com a cena do Flash vindo do futuro que (aquela sim) explodiu a cabeça.

Acho que o maior ponto negativo do filme acaba por ser o roteiro que acaba incorporando informação demais. É muita coisa que acontece, são divergentes demais na mesma história. Acaba incomodando um pouco quando se para pra pensar no filme como uma obra completa. Achei todas as sequencias de sonho meio desnecessárias. O Batman e o Superman tem poucos momentos juntos e toda aquela luta final contra o Doomsday não me desceu direito. Sei lá, achei exagerada, só Maravilha e morte do Super salvou o clímax do filme de ser um desastre completo. Acho que a falta de motivo do Lex fazer aquilo tudo também acaba sendo um problema, todas as suas interações com aquela senadora foram muito interessantes, mas como um todo seu plano não fazia nenhum sentido. Era só um monte de coisas aleatórias que no final das contas ele dizia que tinha planejado desde o início. Ahn... Não né. Mas a melhor coisa do filme com certeza é a trilha sonora histérica composta pelo Hans Zimmer e o Junkie XL. Os temas representam perfeitamente tudo o que o filme foi: MEGALOMANÍACO e EXPLOSIVO. Fica minha dica para ouvi-la completa no Spotify e principalmente a música "Is She With You?" que na minha opinião é a cena mais empolgante do todo o filme potencializada por aquelas guitarras INCRÍVEIS.

Depois de ler alguns textos da crítica americana algo que me irritou muito foi ver como as pessoas estão sendo completamente mimizentas com relação à direção do Snyder. Mas isso não é de hoje, não entendo essa perseguição toda que os críticos USA tem com o cara, ele é um diretor BOM. Esteticamente falando foi a escolha perfeita para a direção. Snyder tem uma marca visual muito forte, ele pode não ser muito bom para contar histórias (realmente não é), mas para um filme deste porte o achei muito competente e até contido. Os créditos iniciais em slow motion foram lindos e já considero minha cena de morte dos pais favorita. Realmente não entendo a implicância com o Snyder. Outra coisinha que me deixa irritado é como as pessoas estão chutando o filme por seus furos ou momentos "fantasiosos" demais. Tem furos? Tem. Tem problemas? Vários. Mas no fim vimos um grande filme no cinema. Quando a Marvel faz um filme ruim *cofthorcofhomemdeferrocof* ou com um roteiro mega furado *coferadeultroncof* a primeira coisa que as pessoas falam é: mas é um filme de quadrinhos. ENTÃO A MARVEL PODE NÉ SEUS ANIMAL. Soltem essas pedras que vocês fizeram questão de ficar juntando desde o Homem de Aço e vamos agradecer por ver um bom filme de heróis no cinema. Me decepcionei em vários aspectos, mas no final das contas a experiência de assisti-lo finalmente foi maior do que as decepções.
Nota: 8,5 (é uma nota boa, ok?)
Trailer: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário