quinta-feira, 21 de maio de 2015

Critica: Avangers - Age of Ultron (Vingadores - A Era de Ultron)

Título Original: Avangers - Age of Ultron
Título no Brasil: Vingadores - A Era de Ultron
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Super-Herói
Tempo de Duração: 2hr e 20min
Ano de Lançamento: 2015
Estúdio/Distrib: Disney
Direção: Joss Whedon 
Elenco:  Robert Downey, Jr.,Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Aaron Johnson, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, James Spader e Samuel L. Jackson
Classificação Indicativa: 10 Anos

Sinopse:
Em Sokovia, os Vingadores - Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey, Jr.) , Steve Rogers Capitão América (Chris Evans) , Thor (Chris Hemswort) , Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) , Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johanson) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) - invadem um posto avançado da H.I.D.R.A liderado pelo Barão Wolfgang von Strucker, que tem feito experiências em humanos usando o cetro utilizado por Loki em The Avengers: Os Vingadores. Eles encontram dois dos experimentos de Strucker - Os gêmeos Maximoff: Pietro (Aaron Jonhson), que tem velocidade sobre-humana, e Wanda (Elizabeth Olsen), que pode manipular mentes e lançar rajadas de energia - e tentam capturar Strucker, enquanto Stark consegue recuperar o cetro de Loki. Stark e Banner descobrem uma inteligência artificial dentro da gema do cetro e, secretamente, usam-na para concluir o programa de defesa global de Stark denominado "Ultron". Inesperadamente Ultron desperta e ao refletir sobre sua missão ele conclui que para se alcançar a paz é necessário destruir a raça humana. Ultron ataca e "destrói" J.A.R.V.I.S, e logo após ataca os Vingadores durante uma festa comemorando a vitória em sua torre. Ultron foge com o cetro para a base da hidra, onde passa a utilizar os recursos da base de Strucker para evoluir para um corpo melhor e construir um exército de robôs.




E chegou provavelmente o filme mais esperado desse primeiro semestre de 2015! Foram milhares de trailers fantásticos que praticamente revelavam toda a trama do filme, milhares de pequenas patadas impulsionadas por séries como Daredevil e Agents of Shield e muita teoria na internet. Finalmente assistimos VINGADOOOROES, mas e aí foi bom? Foi. Foi o que você estava esperando? Não. É não foi mesmo. Foi difícil sair do cinema, não estava animado como deveria. Não sei se tem algo de errado comigo, mas acho que vi o filme errado. Esse primeiro parágrafo é sempre o meu desabafo sobre algo. E eu fiquei me sentindo estranho quando os créditos começaram, por que não estava pulando e saltitando. Não saí do cinema implorando pra voltar. Saí pensando ‘nossa que filme bacana’ e foi SÓ ISSO. Acho que já posso afirmar que, sim, é provavelmente um dos filmes mais divertidos do ano e talvez um dos melhores da Marvel. O problema é que se parar para analisar é uma completa repetição do primeiro e uma colagem de cenas incríveis num plot pessimamente amarrado e simplista.

Acho que o que mais me chamou atenção nesse roteiro, complexo e simples ao mesmo tempo, é que ele se trata apenas de um ‘no próximo episódio’ muito longo. Todos os principais elementos de trama estão ali apenas para jogar easter eggs ou fazer uma referência aos próximos filmes. Isso incomoda um pouco. Eu sei que a Marvel sempre fez isso, mas aqui ficou demais. É um “olha, o cara do Pantera Negra” aqui, um “Uh, isso vai ser incrível no Guerra Civil” ali, outro “Ah, isso vai se desenvolver no filme dos Inumanos” e no final é apenas um grande videoclipe de prévias. Não sei se isso pode ser contado como ponto negativo, eu até que me diverti bastante. Então o filme acaba valendo não pelo roteiro e nem por ele em si. Mas sim pela diversão e nisso a Marvel está se sobressaindo.
As cenas de ação são impecáveis. Sério, parabéns para o Joss Whedon pela direção incrível e a construção de cenas. É tudo fantástico e empolgante. Os heróis ganharam cada um seu espaço especial e seu momento de brilhar. O filme também está menos elitista com relação a seus personagens. O Homem de Ferro tem bastante destaque, mas a câmera não fica apenas rolando e babando nele. Gostei bastante do desenvolvimento dos coadjuvantes.
 A Viúva Negra e o Hulk são os que mais chamam a atenção nessa maior importância que eles estão dando. O Gavião Arqueiro está melhor desenvolvido apesar de continuar sendo um completo inútil. Sua construção de personagem é boa, mas não o suficiente para começar a me importar com ele. Sinto muito, valeu à tentativa. Os gêmeos estão bacanas, a Feiticeira Escarlate é de longe uma das melhores coisas novas apresentadas, já o Mercúrio... Gente, ok, foi beeeeeeeeeeeeeeeeeeem ruim em comparação com o do X-Men, mas vamos relevar. Quem viu o filme sabe que ele não importa mesmo. só não consigo me conformar que um cara com super-velocidade consiga levar tiro(s).O Ultron é outra dúvida. Por um lado gostei bastante da personalidade dele, apesar de ser um completo idiota, mas o visual não me agradou nem um pouco. Acho que humanizaram demais. Ele está com muita expressão e chega irritar aquelas sobrancelhas robóticas e a boquinha de metal. O Visão ficou espetacular apesar de aparecer pouco.
Acho que no final das contas é um ótimo entretenimento. Consegue ser divertido no ponto certo e agradar a todos os públicos. O que acabou um pouco com ele foi a expectativa monstruosa criada e o marketing enganador que me vendeu o filme errado. Mesmo assim vale bastante por ser Marvel e para ver seus amigos de novo. É uma daquelas obras que mesmo possuindo milhões de defeitos você consegue relevar pela sensação boa que ele te deixa na memória depois de um tempo.
P.S.: Ah, alguém me explica a razão de porem neon na roupa da Viúva Negra. Ela não deveria ser uma espiã?
Nota: 9
Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário