domingo, 24 de fevereiro de 2013

Minhas Impressões para o Oscar (Melhor Filme)

O Oscar é o mais conhecido e cobiçado prêmio do cinema hollywoodiano. Oferecido anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (no original: Academy of Motion Picture Arts and Sciences ou AMPAS) desde 1929, o prêmio foi uma idéia de Louis B. Mayer, chefe do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer. A Academia entrega anualmente o maior prêmio da indústria do cinema, a cerimônia acontecerá em 24 de fevereiro, com apresentação de Seth MacFarlane. Não tenho certeza do horário, mas aproveitando que acontecerá essa noite vou escrever minhas impressões para o Oscar 2013. Pude conferir boa parte dos filmes e atores indicados, mas tiveram coisas que acabei deixando passar, então nem todos estarão aqui. Vou falar sobre cada um dos principais indicados, eles estarão sendo mostrados em sequencia de preferencia (qual mais gostei estara por primeiro, etc...). 
INDICADOS MELHOR FILME
Meu favorito entre todos, mais pelo fato de eu ser um grande fã de Quentin Tarantino. Adorei Django em todos os sentidos. É um verdadeiro filme concedido para o cinema, sem pretendenças apenas financeiras. Por mim, o filme levaria TODAS as categorias que estivesse disputando. Mas ai já é minha cabeça de fã falando. Recomendo muito que assistam, loquem, baixem, comprem o dvd, comprem o blu-ray ou qualquer outra mídia que o filme sair. Uma verdadeira experiencia pelo cinema. Meu favorito. Leia minha critica para i filme clicando AQUI.

Filme espetacular sobre a caçada ao homem mais perigoso do mundo. A Hora mais Escura é um filme emocionante, duro e extremamente realista. O roteiro sabe conduzir a trama de forma direta, envolvendo o espectador na trama da personagem épica de Jessica Chastain. Um filme rico em historia e detalhes. Uma pena ele não ter quase nenhuma chance de ganhar. Tiveram muitas polemicas ao redor do filme e acho que isso enfraquece suas chances, assim como Django. Recomendado assistir, até por que ainda está em exibição nos cinemas. Para ler minha critica clique AQUI.
Ben Afleck mostrou que tem talento. Argo é um filme de diretor, a impressão grande que tive é que se Afleck fosse apenas mais um ator tentando entrar na mídia de diretor o filme não seria o que é. O trabalho do cara é incrível, é um daqueles filmes que apesar de você souber o final ainda assim estaria tenso o roendo as unhas no clímax. A história é fantástica, se ao final do filme não fosse mostradas "provas" de como aconteceu seria impossível de acreditar pelo surrealismo atribuído a ela. Tenho quase certeza de que o filme vai ser o grande vencedor da noite. Até por que ele tem recebido TODOS os outros prêmios.
Espetáculo visual dirigido por Ang Lee. As Aventuras de Pi é um filme fabuloso. Como eu já tinha falado a algum tempo o filme foi feito para ser visto no cinema em 3D. A terceira dimensão é super bem aproveitada no filme. Sendo a melhor que já vi até hoje. Para ler a critica clique AQUI. 
Adorei Os Miseráveis, sei que muita gente reclamou do filme ser uma ópera e tal. Mas temos que admitir que o filme é incrível  Acho que foi merecida sua indicação apesar de ser óbvio que ele não vai vencer. Mas nada tira seu mérito. Um verdadeiro filme de arte. Para ler minha critica sobre o filme clique AQUI.

Fui assistir Lincoln no cinema essa semana, mas por falta de tempo (estou no inicio de aulas e esta sendo uma correria na minha escola) acabei não fazendo uma critica completa sobre o filme. Tive algumas indiferenças com o filme apesar de ter gostado muito dele. Primeiro é que eu tive a profunda impressão de que ele foi feito apenas com o intuito de vencer o Oscar. Segundo é a direção de Spielberg (não me apedrejem por favor), as vezes senti que o cara ta perdendo a mão. Ele é um ótimo diretor de atores e isso não da pra negar, mas a maioria das cenas do filme consiste em diálogos onde a câmera aproxima-se devagar para o rosto do personagem em quanto a musica sobe. Faltou ousadia. Mas tirando isso o filme é incrível. Um trabalho muito bem orquestrado. Um filme de atores, se o elenco não tivesse sido bem escolhido o filme não seria o que é.
Uma deliciosa viagem, é assim que da pra rotular o simpático Indomável Sonhadora. Tendo uma narrativa lenta, o filme parte de um cinema alternativo, onde o ritmo da trama não deve ser visto com grande importância no cinema comercial. Repleta de takes em que a câmera absorve emoções através de movimentos, ou a captura de ângulos de extremo delírio, sem contar a perfeita iluminação natural, esta produção torna-se mais do que um deleite em muitos momentos. É como se fossemos levados à reflexão dos problemas de nossa sociedade, dando um tom de documentário bastante interessante para a trama. Sendo ecológico sem se tornar uma aulinha idiota.
Divertida comédia romântica. O Lado Bom da Vida não é o que podemos chamar de "grandioso filme de Oscar", mas é honesto dentro de sua proposta. A historia é muito interessante, mas parece que as vezes o filme se perde dentro de sua própria narrativa. Os atores são o maior chamariz. Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert DeNiro e companhia são os que fazem o filme. Estão todos sensacionais. Para ler a critica do filme clique AQUI.
Não gostei muito de Amor. Não por que é um filme ruim, até por que é um filme espetacular  Mas não é o tipo de filme que me atrai. Assisti apenas para poder dizer ter visto todos os filmes indicados desse ano. Não sou muito fã de Haneke. Mas devo admitir que ele triunfou no que queria. Me senti mal depois de ver Amor. MUITO mal. É um filme que te põe de cama. Não é algo que eu goste de assistir, uma idosa morrendo aos poucos, é triste, é MUITO horrível ter que assistir isso, faz com que pensemos na vida. O filme é triste. Recomendo para quem gosta de cinema de arte, mas uma pessoa que vai ao cinema apenas para divertimento deve passar longe.
Quem eu gostaria que ganhasse:
Eu ficaria MUITO feliz que Django ou A Hora mais Escura vencessem, ambos foram os melhores filme indicados em minha humilde opinião.
Quem provavelmente vai ganhar:
Argo vai vencer e isso é quase um fato. Mas ainda podemos nos surpreender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário