sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Critica: V: Visitors

Criada por: Robert Rodriguez 
Nº de Temporadas: 2 
Nº de Episódios por Temporada: 12
Duração dos Episódios: 42min
Emissora: ABC
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Ficção Científica 
Classificação Indicativa: 10 anos.
Elenco: Elizabeth Mitchell, Morris Chestnut, Joel Gretsch, Logan Huffman, Lourdes Benedicto, Laura Vandervoort, Charles Mesure, Morena Baccarin e Scott Wolf

Sinopse: Ocorre a aparição de naves gigantes nas 29 principais cidades de todo o mundo e Anna, a bonita e carismática líder dos "Visitantes" ou "V's", afirma vir em paz. Apesar de aparentemente benevolentes, um pequeno número de seres humanos começam a duvidar da sinceridade dos Visitantes, e Erica Evans descobre que os alienígenas agora estão na fase final do seu plano para assumir a Terra. Érica se junta ao movimento de resistência, denominada Quinta Coluna, que inclui Ryan, um Visitante que quer salvar a humanidade. Um remake da minissérie de 1983, a série criada por Kenneth Johnson, narra a chegada à Terra de uma espécie alienígena de extremo avanço tecnológico que aparentemente vêm em paz, mas na verdade têm outros propósitos.



Não existe nada mais triste que uma série cancelada muito cedo. Apesar de entender os produtores e os maiores motivos de um cancelamento, acho que se deveria pelo menos abrir espaço para os criadores terminar a historia, mas isso é muito raro e acabamos com o mesmo problema que aconteceu com V: Visitors. Para quem nunca ouviu falar a série limada da ABC é um remake de uma minissérie exibida em 1983. A premissa é fantástica, uma espécie alienígena chega à Terra com promessa de paz e uma utopia, mas esconde por trás da máscara um plano maligno de extinção (muahahahaha). É muito interessante e inovador se você parar para pensar. Ainda não assisti a minissérie original, mas depois de ver essas duas únicas temporadas eu com certeza vou atrás.

Assisti a série por causa de meu pai. Ele tinha assistido o original e insistiu bastante que queria assistir essa nova versão. Então aqui estou, após um fim abrupto e interrompido, chorando pelo resto da historia. A ABC foi muito escrota de ter cancelado assim sem mais demandas. Tudo bem que eu não confio muito no canal, decidi nunca assistir nada produzido por eles sem ter certeza que vai ser cancelado tão cedo. As produções do canal são muito boas, mas digamos que eu tenho uma mão podre, por que a maioria das séries que eu peguei para ver receberam o cartão vermelho antes do fim apropriado e aqui estou eu. Exemplos: Happy Town (que não era um primor, mas era interessante), Apartment 23 (essa sitcom maravilhosa e pouco conhecida que foi quase um crime ser interrompida), a que eu nunca vou superar que é Twin Peaks (adoro muito esse clássico Cult dos seriados, pelo menos David Lynch confirmou a volta da série em 2016) e agora, para acrescentar à minha lista do desgosto, V: Visitors. Digamos que eu não confio na ABC há muito tempo.
Eu gostei bastante dessas duas temporadas, foi uma boa imersão. A historia é muito criativa e o roteiro é bem escrito apesar de algumas derrapadas. Acho que o maior charme da premissa é essa forma diferente de se ver a invasão alienígena. Toda a ambientação é muito bem criada, é crível, você acredita de verdade que aquilo aconteceria exatamente desse jeito. A narrativa é muito bem construída e você vai aos poucos mergulhando mais fundo na historia. O drama dos personagens é muito bom. Acho que o maior problema que o roteiro acaba enfrentando é os comodismos que as séries de TV aberta têm que ter, como o casal bonitinho e aquela coisa de bem e mal definido. Os personagens cativam, mas tenho que admitir que eles são bem unidimensionais.
A produção é boa, mas os efeitos visuais oscilam. Tem que se assistir pensando que se trata de uma produção para televisão de 2009. As naves feitas por comutação gráfica são muito bem feitas, elas não parecem falsas, agora, qualquer cena envolvendo humanos ou criaturas geradas por CGI é risível. Quando a verdadeira forma dos reptilianos é finalmente revelada acaba perdendo um pouco a força por causa do efeito ruim. Todas as cenas com Chroma Key são horríveis também. Acho que eles poderiam ter construído um ou dois cenários para a parte interna das naves, mas tudo bem, não estraga a experiência. Os atores não são fenomenais, nem dignos de Oscar, mas desempenham seus papéis muito bem. Quem acaba chamando mais a atenção, são as protagonistas, interpretadas pela brasileira Morena Baccarin e pela americana Elizabeth Mitchell. Morena transmite muito bem a ameaça e faz uma ótima vilã. Gosto muito de Elizabeth por causa de Lost, já a adorava lá e é muito bom ver uma atriz que para mim ficou marcada por uma personagem fazendo algo diferente e tendo êxito. Gosto muito das duas e elas são um dos maiores pontos fortes.
V: Visitors é uma série muito boa (a segunda temporada é sensacional), mas termina de maneira desesperadora por saber que a historia está incompleta. Mesmo assim, levando o último episódio como um final ele acaba encaixando na historia. Se você tiver vontade de assistir eu sugiro que veja pela curiosidade, é uma experiência boa apesar de interrompida. Fica aqui meu descontento com a emissora por me fazer sofrer isso mais uma vez. Um beijo para os executivos da ABC.
Nota: 8,5
Trailer:

3 comentários:

  1. Realmente, é uma pena a ABC ter cancelado esta serie! A história e o trama são muito bem feito e prendem a atenção...quanto aos efeitos especiais são muito bons e não dá para reclamar nada a respeito! A grande maioria dos filmes atuais de ficção exploram e exageram demais em efeitos especiais, porque a história é fraca sem conteúdo...enfim, são direcionados para um público que não gosta de pensar muito!!! "VISITORS" é fantástico dentro do tema...lamentável; comprei as 2 temporadas no Amazon saiu uma fortuna a taxa importação de impostos( coisas de Brasil) e resumindo: Poucas pessoas conhecem, não saiu aqui no Brasil e não posso assistir a 3°temporada...nota 10 para VISITORS e nota 0 para o resto!

    ResponderExcluir
  2. É muito triste cancelar a série V ( visitantes ). Era pra ter concluído. Foi uma falta de respeito pra quem gosta do gênero.

    ResponderExcluir
  3. Maratonei essa série à umas semanas atrás (09/2022) Gostei. Mas fiquei bem frustrado quando descobri que a série tinha duas temporadas, e o último episódio não mostrou o desfecho esperado. Eu também já assisti a série original de 1983. Prefiro a mais antiga em vista da serie de 2009 ter sido cancelada. Será que vão fazer uma continuação? Difícil...

    ResponderExcluir