País de Origem: EUA/Nova Zelândia
Gênero: Fantasia
Tempo de Duração: 2hr e 42min
Ano de Lançamento: 2013
Estúdio/Distrib: Warner Bros
Direção: Peter Jackson
Classificação Indicativa: 12 Anos
Atores: Martin
Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Orlando Bloom, Evangeline Lilly, Cate
Blanchett, Aidan Turner, Luke Evans…
Sinopse: Após iniciar sua jornada ao lado de um grupo de anões e de
Gandalf (Ian McKellen), Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) segue em direção à
Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros de missão a retomar a
Pedra de Arken, que fará com que Thorin
(Richard Armitage) obtenha o respeito de todos os anões e o apoio na
luta para retomar seu reino. O problema é que o artefato está perdida em meio a
um tesouro protegido pelo temido dragão Smaug (voz de Benedict Cumberbatch). Ao
mesmo tempo, Gandalf investiga uma nova força sombria que surge na Terra Média.
"Com certeza Smaug parecia estar em sono profundo, quase morto e apagado, sem quase roncar, apenas com um bafejo de vapor invisível, quando Bilbo espiou mais uma vez da entrada. Estava prestes a entrar no salão quando percebeu um brilho tênue, repentino e perscrutador de um raio vermelho abaixo da pálpebra de Smaug. Ele apenas fingia dormir!" (O Hobbit - J.R.R. Tolkien)
Minha opinião sobre o primeiro filme da trilogia O Hobbit mudou muito desde que eu vi o filme pela primeira vez ano passado. Gosto bastante do "Uma Jornada Inesperada", mas depois de ler o livro e re-assistir toda a franquia recentemente minha nota caiu de um 10 para um 9, por motivos de: por que sim! Tenho meus motivos e talvez eu reescreva minha critica com meus pensamentos de hoje em dia :)
Voltando... O novo filme não só eleva a qualidade de, bem, TUDO, mas também trás uma das melhores e mais fantásticas cenas que eu tive o prazer de assistir no cinema este ano!
Meu livro, meu dvd do primeiro filme e o balde de pipoca que ganhei na estreia ^^ |
Jesus! Começo pelo o que deveria ser o final dizendo que VALEU A PENA ESPERAR UM ANO PARA VER SMAUG, O FABULOSO. Minha nossa, que dragão incrível, INCRÍVEL! O design da criatura é impecável, ele se move pesadamente e o vozeirão de Benedict Cumberbatch caiu como uma luva, é exatamente isso que ele precisava. Nossa o Dragão, eu poderia escrever esse texto só sobre o Smaug. Peter Jackson nos presenteou nesse filme com o maior e mais maravilhoso Dragão da vida!
Ele é ameaçador, inteligente e assustador, MUITO assustador! E meus amigos, vão assistir legendado, Smaug não é o mesmo sem a voz e interpretação perfeita de Benedict Cumberbatch, mas... Smaug... Ah... Smaug... nunca em toda a minha vida vi algo tão Magnífico, tão titânico, colossal e temeroso.
Enfim, voltando, as cenas de ação são fantásticas. O filme é bem mais sombrio que o primeiro, mas o que ele não tem em humor e musicas, ele compensa em cenas de ação! Uma das melhores cenas do filme (tirando o antológico encontro entre Bilbo e Smaug) é - o capítulo chamado no livro de - Barris Soltos, a cena é expetacular, a luta é muito bem coreografada sendo que aconteceu muita coisa ao mesmo tempo e é totalmente possível acompanhar sem problemas. Cada uma das raças luta de forma diferente e isso é delicioso de se ver em tela, ele tiveram todo o trabalho de diferenciar cada um dos diferentes tipos de guerreiros na cena. Não é falso e (apesar de ás vezes soar bem cartunesco) é bem crível.
Os personagens - como sempre - são incrivelmente carismáticos, Gandalf e Bilbo ficaram meio apagados nessa continuação, mas ainda assim brilham e enchem a tela de luz quando aparecem. Os coadjuvantes estão ótimos também, a presença de Legolas no filme foi ótima, gosto bastante do personagem. E os novos, introduzidos pela primeira vez na historia, são tão excelentes quanto os veteranos. A elfa Tauriel (KATE!!! Que saudades de Lost) é muito carismática. Os atores são muito bons, mas é como eu disse acima, quando Martin Freeman e Ian McKellen aparecem em tela, o resto do elenco some.
A direção de arte e fotografia são fabulosos. Os cenários são de chorar de tão lindos e bem construídos. Os efeitos visuais são perfeitos! Realmente acho que deveria vencer algum Oscar nesse quesito ano que vem (mas é quase que fato que o filme Gravidade vai levar em quase todos). O 3D, ao contrário do primeiro filme, é muito bem utilizado. Acrescentando uma profundidade as cenas. Apesar de ser bem mais sério, o filme é ainda bem divertido e dinâmico. As pessoas que estavam no cinema (sala lotada) riam, se assustavam (ouvi muitas vezes a frase: meu deus!) e ficavam muito tensas junto com os protagonistas.
O filme (como você bem deve saber) não é muito fiel ao livro, as alteração são bem vindas, pois não diminuem a historia e sim acrescentam a narrativa e ajudam as pessoas que não leram todos os livros a entenderem melhor aquele universo.
O desfecho é muito decepcionante, não por ser ruim,
mas por ter terminado. É um final que segue aquela linha de “filme de meio de
historia” (lembrando os finais dos filmes Star Wars – O Império Contra-Ataca,
Jogos Vorazes - Em Chamas e até O Senhor dos Anéis – As Duas Torres), é um
final incompleto e teremos que esperar um ano para ver o real desfecho da
historia. Para os amiguinhos que leram é justamente no final do 12º capitulo do
livro (Informação de Dentro) que o filme termina.
Assistam, façam um favor a si mesmos e assistam. O Hobbit - A Desolação de Smaug é fantástico em todos os quesitos. Imperdível, com certeza irei assistir novamente assim que tiver a oportunidade!
Nota: 10
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário