domingo, 9 de junho de 2013

Critica: Bates Motel - 1ª Temporada

Criada por Carlton Cuse, Kerry Ehrin e Anthony Cipriano

Episódios: 10
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2013
Emissora: Universal Television 
Elenco: Vera Farmiga, Freddie Highmore, Max Thieriot, Olivia Cooke, Nicola Peltz, Nestor Carbonell, Mike Vogel, Keegan Connor Tracy, Ian Hart, Jere Burns
Gênero: Suspense/Drama
Sinopse: Após a morte do segundo marido, Norma (Vera Farmiga) e seu filho Norman (Freddie Highmore) se mudam para uma pequena cidade dos EUA onde assumem o comando de um hotel de beira de estrada. Mas o que parecia ser uma pacata comunidade se revela um lugar onde os moradores escondem diversos segredos.

"Parecia uma porcaria, mas se mostrou uma das melhores novas séries de 2013"
Nunca dei chance para Bates Motel, criar um prelúdio para Psicose sempre me pareceu uma ideia errada e tão... desnecessária. Lembro que quando finalmente estreou fiz uma mini-critica de primeiras impressões. Minhas más impressões sobre a série se acabaram completamente com o episódio piloto. Mas eu sempre continuei com uma pulga atrás da orelha (:c). Toda a minha desconfiança se quebrou a cada novo episódio. Acho que posso com certeza afirmar que adorei, adoro e estou extremamente ansioso para a próxima temporada. Bates Motel é de longe uma série excelente em todos os sentidos (minha mãe gostou muito também ._.).
Quando começo a falar em Bates Motel as duas primeiras coisas que passam pela minha cabeça são: Vera Farmiga e Freddie Highmore. Os dois estão espetaculares em seus respectivos papéis. Totalmente carismáticos e psicóticos. Freddie ganhou a tarefa difícil de incorporar Norman Bates, um dos psicopatas mais marcantes da historia do cinema. O garoto se supera, por que além de ser fisicamente parecido também incorpora todos os trejeitos de Anthony Perkins, não consigo imaginar outro ator que se sairia melhor que ele no papel. Já Farmiga tinha total liberdade para criar sua personagem, já que a mãe de Norman nem chega a ser mostrada em Psicose. A atriz está maravilhosa, de longe minha personagem favorita na série. A mulher está completamente louca, psicótica e engraçada (as cenas em que ela grita são apaixonantes :P). Os dois possuem uma química excelente, dando realmente para acreditar que os dois são mãe e filho. O resto do elenco se sai razoavelmente bem. Mas quando Vera e Freddie entram em cena em cena todo o resto do elenco some.
A historia é envolvente e bem escrita. A trama é muito bem conduzida e não perde o ritmo em episódio algum. O maior êxito da primeira temporada foi conseguir manter o suspense sem ter momentos entediantes. Uma das coisas mais comuns em séries são episódios conhecidos como "filler", onde eles não tem cabimento nenhum na trama e servem apenas para "encher linguiça". Então, Bates Motel não tem episódios filler, conseguiu se manter sempre interessante, inusitada e até surpreendente. O time de roteiristas m conseguiam me surpreender a cada novo problema que a família incomum se metia. O roteiro é genial em certos momentos amarrando bem certinho o perfil psicológico de Norman e apresentando o motivo em especial de cada uma de suas loucuras. Uma curiosidade é que a série contradiz algumas coisas citadas no próprio Psicose, como por exemplo: no filme Norman fala que seu pai morreu quando ele tinha apenas cinco anos e que foi sua mãe que construiu o Motel, já na série o pai dele morre apenas seis meses antes deles se mudarem e sua mãe compra o Motel. Esses detalhes poderiam muito bem destruir a série, mas ela é tão bem escritas que eles se tornam apenas "detalhes".
A trilha sonora é eficiente. A fotografia e direção de arte são incríveis. Enfim, Bates Motel é uma série fantástica, com certeza uma das melhores (se não A melhor) estréia desse ano. Não consigo imaginar um programa melhor para o fim de semana (são apenas 10 episódios). Na série vemos homicídios, estupros, tráfico de mulheres (e elas não vão para a Turquia), problemas mentais, subornos, policiais corruptos, taxidermia, drogas e uma e uma cidade extremamente fora dos eixos. O último episódio apresenta um bom gancho para a segunda temporada (que já foi confirmada), mas não mata quem assiste de curiosidade (ainda estou vivo no caso). 
A série estreia no Brasil dia 4 de Julho (apesar de lá nos EUA já terem terminado de exibirem todos os ep) ás 23 horas pelo canal Universal.
Nota: 10
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário