segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Critica: Poder Paranormal

Título Original: Red Lights
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 1h 53min
Ano de Lançamento: 2012
Direção: Rodrigo Cortés
SinopseA estudiosa Margaret Matheson (Sigourney Weaver) e seu assistente Tom Buckley (Cillian Murphy) são especialistas em desmascarar atividades paranormais. Para isso, os dois estudam cada caso com muita atenção em busca da existência de uma fraude. A rotina deles muda radicalmente quando Simon Silver (Robert De Niro), um vidente cego de fama internacional, resolve retornar depois de 30 anos afastado dos holofotes por conta da misteriosa morte de um repórter que o acusava de mentiroso. De volta aos noticiários, ele acaba atraindo a atenção da dupla. Obcecados pela ideia de acabar com o "poder" do médium, Margaret e Tom têm pela frente uma difícil missão, mas algo parece rondar a vida dos dois a cada novo minuto.

Com um ótimo elenco e uma historia boa "Red Lights" (ou como foi preguiçosamente traduzido aqui no brasil - "Poder Paranormal") é um ótimo suspense que prende a atenção do inicio ao fim. A historia não é muito chamativa, o próprio filme não ganhou muito destaque nos cinemas. Fui assisti-lo apenas pelo fato de que o filme que eu veria tinha saído de cartaz um dia antes - falta de sorte - mas acabei me surpreendendo bastante. "Red Lights" é sim, um filme que recomendo.
Dirigido pelo espanhol Rodrigo Cortés - que já tinha feito um ótimo trabalho em "Enterrado Vivo" - é um filme que exige atenção, pois cada cena é importante, cada dialogo, o filme vai deixando pistas. O final é meio vago, mas não podemos negar que não foi imprevisível, vi gente reclamando que não teve muito a ver, mas teve sim, se percebemos ao longo do filme pistas vão sendo deixadas, os mais atentos perceberão antes. Além de elogios devo ressaltar alguns defeitos também, como os inúmeros clichês que são usados. Existem muitas cenas  "genéricas", por assim dizer, que não são algo novo, você já viu "aquilo" em muitos outros filmes, não é nada que estrague, mas são recursos tão manjados que perdem bastante a graça.
O elenco de peso é outro grande ponto positivo para o filme. Cillian Murphy está fantástico, desempenha muito bem o seu papel e é convincente. Sigouney Weaver é sempre ótima, convence bem e ainda é muito fácil simpatizar com sua personagem. Robert De Niro não tem tido muito destaque ultimamente, mas aqui ele esta assustador e muito bem, além de ter algumas das melhores falas do filme. Outra pessoa com menos destaque mas que desempenha de forma razoável e real seu papel é Elizabeth Olsen (imagem acima) irmã mais nova das gemes Mary-Kate e Ashley Olsen, a atriz é simpática e carismática. Entre muitos outros grandes nomes. A fotografia é muito boa, o que mais se destaca são os tons vermelhos, eles estão por todo o filme - lembrando que o nome original seria traduzido como "Luzes Vermelhas" - as cenas são bem montadas, o cenário colabora muito na construção da historia. A trilha sonora não é nova, não é algo marcante, que você vá sair do cinema assobiando ou vá se lembrar depois, mas é eficiente.
Enfim "Poder Paranormal" é um filme bom, apenas bom, tem seus defeitos sim, mas desempenha bem seu papel. Se fosse para escolher o maior defeito do longa eu diria que é a falta de tensão. Mesmo no cinema - som alto ajuda a aumentar - não senti um pingo de medo, ou qualquer outra sensação ruim, no máximo alguns sustos. Mas isso já sou eu. Apesar de não ter uma grande divulgação recomendo, pôs é um filme bacana.
Nota: 8
Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário