segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Os Melhores Filmes de 2014 (por mim)

Meu amigo, 2014 foi um ano foda. Ano passado não achei que teríamos um ano tão bom depois daquela lista, mas esses 12 meses se superaram em tudo. Tivemos excelente estreias de séries novas e as melhores temporadas de muito tempo. Foi o ano realmente. Doeu fazer essa lista, nunca tive tanta dificuldade em escolher apenas 10 filmes, foi tanta coisa boa que eu vi (e não vi) que eu to quase pirando. Acho que esse foi definitivamente o ano dos diretores. Eu tenho uma listinha pessoal de diretores favoritos e uma porrada de gente fantástica apareceu. Além de ótimas adaptações de livros que li. Enfim, chega de enrolação. Aqui estão os filmes que eu mais gostei em 2014.
Menções Honrosas:
Você sabe que a coisa foi boa quando dói deixar algo de fora. Então fiz uma regrinha de "Filmes Indicados ao Oscar 2014 Não Entram", mas acabei quebrando a regrinha e abrindo uma exceção. Então. A Marvel surpreendeu bastante com seu Capitão América novo por ser uma de suas produções mais maduras desses últimos tempos, um ótimo filme politico com heróis e cenas de ação fenomenais. O nosso querido pervertido Lars Von Trier nos presenteou com um dos filmes mais controversos e polêmicos da década, o interessante Ninfomaníaca. Uma historia bizarra e cruel sobre a sociedade, cheio de metáforas  e cenas verdadeiramente agressivas. Hayao Miyazaki deu adeus ao cinema em Vidas ao Vento uma animação belíssima, cheia de coração e delicadeza. Um verdadeiro gênio da animação, não penso melhor maneira de se aposentar quanto esse fantástico filme. Amantes Eternos trouxe uma historia interessante e instigante de vampiros, adorei a visão do diretor sobre essas criaturas imortais, o tratamento que ele dá ao gênero foi absolutamente incrível. Sob a Pele foi o maior mind-blowing ever, perturbador, intrigante, inteligente e cuidadoso, um filme bizarro e muito interessante. Teve o Godzilla, um filme divertido de roteiro ruim, o clima foi muito bem construído e os monstros são fenomenais, o que acaba estragando um pouco são os humanos idiotas e inúteis. A Culpa é das Estrelas fez todo mundo chorar por ser uma ótima adaptação de um livro bonito, principalmente pela atuação excelente de Shailene Woodley. Eu também sei que vou acabar fazendo uma grande injustiça por ainda não ter assistido Boyhood, mas fica para a próxima. E por último tivemos o fim da trilogia do Hobbit, que, né. Agora é pra valer.
Eu parecia uma criança no cinema vendo esse filme. Eu ria praticamente pulando da cadeira e abraçando a tela. Cara, sem palavras, tudo é incrível. Que animação maravilhosa. O roteiro é brilhante em conseguir reunir tudo de melhor que poderia ser feito. Eles usam absolutamente tudo, é uma enxurrada de referencias e personagens diferentes. Você não para um segundo, é um filme frenético, bonito, bem feito, divertido ao extremo e bom para qualquer pessoa. Todos podem assistir. Crianças e adultos vão ter a mesma experiencia assistindo. Eu adorei praticamente tudo, revi e revi e revi umas 20 vezes desde o lançamento. Cara, sério, amor demais. Eu voltei a ser criança no cinema. Pulando. Pra caramba. Estou sendo repetitivo, tudo bem.

 Um filme que eu realmente estava esperando. Interestelar é muito bom, apesar de ter me incomodando com algumas bobagensinhas e achar o final bem desnecessário, consegui entrar completamente na temática da ficção científica. Os conceitos aproveitados pelo genioso Christopher Nolan foram muito bem utilizados e o filme é uma viagem intimista fantástica. O roteiro é muito bem escrito e apesar de dar algumas derrapadas em termos de narrativa, o filme compensa mesmo em clima e imersão. A direção de arte é maravilhosa, a visão que eles deram para conceitos inimagináveis foram as coisas mais fenomenais do filme. Como a representação de um buraco de minhoca e buracos negros. Os atores desempenham muito bem seus papéis, mas quem rouba realmente as cenas é o meu amigo Matthew Mcconaughey e a linda e talentosíssima Jessica Chastain. O filme poderia ter sido muito mais do que foi e estar entre os top 5 (talvez até no 1º lugar), se não tivesse se preocupado demais em explicar absolutamente tudo (aqueles famosos momentos que os personagens comentam até o que você está vendo mais de uma vez para ter certeza que você entendeu direitinho), eu me senti burro algumas vezes e por vários momentos o roteiro acaba deixando a pergunta na cabeça: “tá, e ai?”, fora o final feliz tudo-deu-certo desnecessário. É um excelente filme se não tentar pensar enquanto assiste ele, até por que os melhores momentos não são movidos pela ciência e sim pela emoção.

Acho que você vai perceber que quase todos os lugares da lista estarão preenchidos por filmes que são especiais para mim por algum motivo. Quando eu era criança eu adorava X-Men, ficava revendo os primeiros filmes várias vezes, lia os quadrinhos e via os desenhos animado o tempo todo. Eu desenhava eles. Então quando eu vi essa sequencia/reboot eu acabei adorando ele quase que instantaneamente por finalmente trazer os mutantes de volta. Fazia um tempo que não tinha um filme da franquia que trouxesse o melhor das historias em quadrinhos. Dias de Um Futuro Esquecido conseguiu equilibrar bastante em cenas de ação fantásticas e trama instigante e bem escrita. O filme é muito bom e valeu muito à pena esperar por ele. Tinha desacreditado na franquia nos cinemas, mas desde agora eu praticamente já comprei meu ingresso para o X-Men: Apocalypse.

Excelente adaptação do excelente livro do José Saramago. O Homem Duplicado é um filme muuuuito bom. Eu li o livro faz bastante tempo e me lembro de ter terminado e pensado nele durante vários dias. É uma historia interessantíssima sobre obsessão e confusão. O roteiro do filme fez uma adaptação extremamente fiel e teve o mérito e enriquecer ainda mais a trama. Não é um filme para ser visto por qualquer um, ele é denso, inteligente, confuso e extremamente instigante. É uma viagem por uma mente perturbada. A direção é um dos trunfos do filme, a tensão que o diretor conseguiu trazer pelas longas e muito bem pensadas tomadas rendem cenas memoráveis. Além da trilha sonora e edição angustiante e perturbadora. O longa ainda conta com atuações fantásticas do sempre ótimo Jake Gyllenhaal, que faz dois personagens completamente diferentes, e das lindas Mélanie Laurent e Sarah Gadon. Um filme inteligente e imersivo.

Darren Aronofsky é de longe um dos meus diretores favoritos. Ele tem pouquíssimos longas em sua pequenina filmografia, mas já se consolidou como um dos melhores dessa nova geração. Noé é de longe seu filme mais polêmico, mesmo não fugindo do que o diretor tem feito desde o inicio de sua carreira. O interessante de seus filmes é como ele trata a degradação psicológica de seus personagens. Suas historias são sobre a podridão humana, obsessão e arrependimento. Ele só aplicou sua visão pessimista do mundo em um conto bíblico. Achei o filme fenomenal, bem escrito, com excelentes atores dando tudo de si e uma direção de arte impressionante. A direção de Darren é de longe a melhor coisa do filme e todo seu estilo funcionou perfeitamente na narrativa do épico, como a edição frenética e o visual deslumbrante. Russel Crowe está incrível no papel principal, seu Noé é cheio de arrependimentos e confusão, ele é um homem atormentado pela responsabilidade. Jennifer Connely é maravilhosa, Athony Hopkins é sempre excelente e o resto do elenco também chama a atenção por suas atuações  maduras, como a Emma Watson e o Logan Lermman. Adorei o filme.

Não gosto muito do primeiro filme da nova franquia apesar de saber que é bom. Acontece eu eu tenho um mimimi gigantesco com o James Franco. Eu odeio esse atorzinho barato por motivos desconhecidos, eu simplesmente detesto ele, acho um ator canastrão demais, não consigo comprar ele em nenhum filme. Pessoalmente eu agradeço a Deus por não terem contratado o cara para fazer essa sequencia maravilhosa. Que filme bom! Obrigado mundo por nos proporcionar essa verdadeira obra de arte. Que filme bom! Acho que já é justo falar que esse é o melhor filme de Planeta dos Macacos até agora no mundo. A direção é excepcional, o elenco funciona muito bem, a trilha sonora é incrível, o visual é fabuloso. Absolutamente tudo nesse filme funciona muito bem para a imersão completa de quem assiste. É bonito, relevante e cheio de boas pretensões. Merece ser visto por qualquer um.

Wes Anderson é um diretor fantástico com uma assinatura própria fantástica. Seus filmes são uma mistura perfeita de inocência e delicadeza com historias adultas e peculiares. Ele basicamente faz filmes com estética infantil para adultos. Acho realmente que O Grande Hotel Budapeste foi um dos melhores filmes de sua carreira. Primeiramente, ele se trata de uma viagem visual incrível. O diretor sabe trabalhar perfeitamente com fotografia e montagem de cenário. Toda a estética é belíssima, linda e sofisticada, é possível perceber cada detalhezinho do trabalho dele e eu praticamente aplaudia de pé a cada nova imagem que aparecia na tela. Parece uma verdadeira pintura em movimento, é só ver o trailer para ver isso (clica no nomezinho). E por segundo, o roteiro é muito bem escrito e extremamente divertido. Eu fiquei encantado com o filme. É um dos meus diretores favoritos e uma obra que você não pode perder. Wes merece todos os aplausos do mundo por mais um trabalho caprichado. Entrou para meus favoritos, junto com O Fantástico Senhor Raposo e Moonrise Kingdon.

Acho que 2014 foi definitivamente o ano dos grandes diretores. Não lembro de outro ano que teve tantos diretores fantásticos com suas novas obras quanto neste que se passou. Chego a ser redundante em falar de novo que Martin Scorsese é um dos meus diretores favoritos. Apesar de estabelecer a regra que filmes do Oscar do ano passado não entrariam, O Lobo precisa estar aqui por causa da surra que ele levou na premiação. Pode não ter levado nada, mas levou meu premio pessoal. Eu adorei o filme por tantos motivos. Primeiramente a direção fenomenal do Scorsese em sua câmera maluca e edição frenética. E por segundo a atuação memorável do Leonardo DiCaprio. Já reclamei bastante por ele novamente não ter ganhado o Oscar, mas pelo menos o cara recebeu o Globo de Ouro e isso já vale. Um filme realista, divertido, maduro e extremamente corajoso, vale muito à pena. Leia minha critica completa do filme que eu me aprofundo mais.

O melhor e mais divertido filme da Marvel até agora. Eu amo/sou Guardiões da Galáxia. Quem diria que o escalão de terceira classe e completamente desconhecido poderia gerar um filme tão bom? A Marvel acertou mil vezes nessa produção de ficção/aventura (são muitas barras) em conseguir trazer todo aquele sentimento de aventura que os filmes dos anos 80 nos proporcionavam. A equipe é sensacional, todos os divertidos atores têm uma química grupal incrível que faz com que você se apaixona por cada um dos personagens, principalmente uma árvore! E quem poderia dizer que um guaxinim iria roupar um filme para si? O melhor: um guaxinim interpretado pelo Bradley Cooper. Quando alguém pensou nisso? Guardiões foi o melhor filme da Marvel até agora e eu adorei muito essa maravilhosa produção tosca de comédia/ação/heróis/aventura-dos-anos-80. Lei minha critica do filme para ver mais elogios de um fanático.

Na minha humilde opinião, esse é o melhor filme da saga Jogos Vorazes até agora. Pode não ser tão frenético quanto o primeiro, nem tão divertido quanto o segundo, mas é o mais importante e relevante. A historia visivelmente cresceu absurdamente desde o inicio da franquia e os filmes amadureceram muito também. O roteiro é denso e bem escrito, os diálogos são cheios de metalinguagem e duplo sentido. As criticas sociais explodem na tela em cenas de guerra e revoluções completamente impactantes e bem dirigidas. O filme inteiro é muuuuuuuito bem dirigido, o cara achou o tom certo para essa historia. O ritmo é bem lento, mas tudo o que nos é mostrado acaba sendo tão interessante que nem se sente o tempo passando. É o filme em que os personagens mais crescem em um desenvolvimento sutil e relevante. Os atores estão muito bem e nesse ponto já conhecem seus personagens a fundo. Tudo nele gera um impacto no expectador e a imersão é gigantesca. O final é uma ruptura desesperadora e você termina a seção completamente transtornado. Li o livro e achei a adaptação melhor por ir mais fundo que o a obra literária tinha ido. Um filme maduro, inteligente e politicamente relevante. Um blockbuster de qualidade.

Mais uma obra fantástica do diretor David Fincher e a adaptação de um dos melhores livros que li esse ano. Garota Exemplar é um filme genial. Absolutamente tudo é esculpido nos mínimos detalhes e extremamente bem pensado, é só assistir esse vídeo que já é possível ver o trabalho da produção. O roteiro é magistralmente adaptado pela própria escritora do livro Gillian Flynn e completamente relevante atualmente. Cheio de criticas sociais, sátiras e reviravoltas, assistir o filme é uma experiência. O elenco é muito bom, mas o toda as horas são realmente de Rosamund Pike. Essa atriz incrível que dá tudo de si na melhor atuação de sua carreira. Um filme poderoso e cruel, não poderia escolher melhor para a primeira colocação. Preparei uma critica especial só para ele e amanhã vou postá-la aqui.
2014 foi um ano fantástico. Já tenho minhas apostas para 2015 e espero realmente ter mais 12 meses de dar gosto no cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário